Restaurante histórico A Regaleira reabre no Porto
A Cervejaria Brasão é dos melhores sítios para comer Francesinha no Porto. É um dos nossos restaurantes de francesinha favoritos. Também na Póvoa de Varzim, mais a norte do país, a francesinha existe, mas sob outro formato. Diz-se que, em 1962, a casa Guarda-Sol, na Póvoa de Varzim, imitou as francesinhas, mas com um pão em formato de cacete, barrado por dentro com o molho picante. As francesinhas são um dos maiores ícones gastronómicos da cidade e, tal como no futebol, cada um tem as suas preferências.
Café São Nicolau (Ribeira)
Há opção de Francesinha vegetaria e o restaurante tem outros pratos, para quem não quiser comer francesinha. Note que há vários restaurantes Cervejaria Brasão no Porto. O que gostamos muito, é francesinha regaleira Google Maps nos Aliados perto da câmara do Porto. As outras localizações são no Coliseu, Foz, Salgueiros, Antas e Leça.
- Confesso que mesmo antes de embarcar para o país ela já estava no topo das coisas que eu precisava provar por lá.
- Há quem lhe acrescente o molho de marisco, vinho do Porto, whisky, licores ou ainda variadas especiarias.
- Ainda assim, a expansão tornou a francesinha um fenómeno nacional.
- O Bufete Fase encerra aos fins de semana e tem poucas mesas.
Cada prato é feito com carinho, garantindo sabores incríveis. Cada restaurante faz a sua versão da francesinha. Muitos servem este prato como um dos principais pratos típicos portugueses em Lisboa. Para fechar com chave d’ouro, não poderíamos falar de francesinhas no Porto sem incluir o restaurante Bufete Fase. Localizado em pleno centro da cidade, este espaço é pequeno em tamanho, mas grande em sabor.
Menu do restaurante
Assim, a francesinha se torna uma verdadeira joia da culinária portuense. Quando você provar uma francesinha no Porto, é essencial escolher a bebida certa. Cervejas locais como a Sagres ou a Super Bock são ótimas escolhas.
Conte ainda com um bife do lombo mal passado, suculento e tenro, e um molho mais tradicional, com um toque sedoso e uma cor acobreada adquirida pelas longas horas ao lume. É leve, acidulo e tem um travo a carne bovina que faz toda a diferença. Se ainda houver espaço, prove o prego no pão como entrada, a outra grande atracção da casa. Relativamente à francesinha, ela conta com versões diferentes, cada uma com um nome muito original com expressões do Porto. A Murcão, por exemplo, tem carne assada, salsicha e linguiça frescas, fiambre e queijo. Caso gostes de algo mais apetitoso, tens a Dragão, com bife, salsicha e linguiça frescas, chourição picante, mortadela, queijo e ovo.
Há quem lhe acrescente o molho de marisco, vinho do Porto, whisky, licores ou ainda variadas especiarias. Em cada sítio, o molho é o seu trunfo e segredo. Apesar de a francesinha já ser servida por todo o país, estes são alguns dos locais somente na cidade do Porto. A criação da francesinha é definitivamente atribuída ao emigrante Daniel David Silva, que foi empregado de A Regaleira, o primeiro restaurante a servir a francesinha, em 1950.
Se não comes carne, tens uma opção vegetariana à tua disposição. O preço médio por pessoa (com cerveja de Pressão, entradas e francesinha) é de 17,50€. Caso pretendas deliciar-te em casa, tens a opção take away e delivery. As origens deste prato típico remontam a raízes populares, e existem muitas histórias em torno desta famosa iguaria. “Qual é, para ti, o melhor sítio para comer uma francesinha no Porto?
Se já é difícil fazer um guia deste prato típico no Porto, imaginem agora tentar descobrir qual é a melhor do globo. Em 2011, o Aol Travel, site norte-americano de viagens, considerou a francesinha uma das melhores 10 sanduíches do mundo. No início era comida à mão a “francesinha poveira”, como se fosse uma sanduíche. Mas, atualmente há quem lhe junte mais molho e tenha de a comer de faca e garfo.
Se o tempo o permitir, desfrute da refeição na esplanada, que é grande e airosa. A receita original, com o molho secreto, mantém-se até hoje. A Cervejaria Brasão serve francesinhas no forno. O Porto é famoso pelos melhores restaurantes para comer francesinhas.